Posted by : Fred Novaes terça-feira, 19 de novembro de 2013

O culto ao corpo é atualmente uma das maiores marcas dessa sociedade mundana em que nós, cristãos, vivemos como alienígenas. Esse zelo desmedido pela sensualidade é dominante e se revela na moda, no lazer e no entretenimento que vemos, principalmente, neste país nosso tropical.

Muitos cristãos, porém, justificam as horas dedicadas numa academia como busca por saúde e qualidade de vida. Vai tergiversar com outro, meu amigo!! Quer buscar saúde e qualidade de vida? Muda a alimentação, melhora o tempo de sono, diminui os prazeres mundanos, caminha, corre, anda de bicicleta, faz exercício funcional em casa e, principalmente, administra melhor o teu tempo. E o fundamental: faça isso ao lado de sua companheira, esposa, namorada ou com algum outro cristão amigo, colega, etc, quando não contar com as alternativas anteriores.

Mas para quê frequentar uma academia? As academias hoje são verdadeiros pit-stops para encontros fortuitos e oferta de sexo casual. São templos dedicados à sensualidade onde os “devotos” dedicam-se a esculpir o corpo para estimular o desejo e a cobiça da carne. Nesse local, os frequentadores fiéis são adoradores da carne e dos prazeres que ela proporciona. Até a energia de sensualidade que paira nesse local é contaminante. Os olhos, como ímãs, são atraídos para partes seminuas de corpos trabalhados e esculpidos para o desejo alheio. Apesar do tom crítico, tento nessa minha explanação não ser legalista ou buscar impor regras e costumes.

Meu referencial é bíblico. Exemplifico com três textos explanando sobre a modéstia cristã que, naquele contexto histórico, era direcionada principalmente para as mulheres, mas hoje também deve ser absorvida pelos homens que gastam horas no espelho admirando seus contornos sensuais e investem tempo e energia na busca de um corpo perfeito.

Os textos de 1 Timóteo 2:9-10 e 1 Pedro 3: 3-4 falam que a mulher (e homem também) precisa ser modesta e não deve exagerar na aparência exterior, mas valorizar a beleza que vem de dentro, uma beleza que nunca se perde e agrada a Deus. Deixando de lado extravagâncias em favor do bom senso e simplicidade. No texto expresso Provérbios 11:22, o autor é um pouco mais severo. “Como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da discrição”.   


Todos esses textos de certa forma criticam o culto ao corpo revelado no modo de se vestir e de expor certas partes do físico do homem e da mulher. Isso tem muito a ver com academia pelo fato de os frequentadores desses espaços esculpirem seus corpos para caber adequadamente no figurino determinado pela moda em vigor. Não acho que provém da modéstia cristã a exposição de corpos musculosos em camisetas apertadas e sem mangas, no caso dos homens, e roupas muito coladas e decotadas para as mulheres. Mas esse é o figurino típico dos malhadeiros nas academias. O sonho é caber bem naquele biquini ou naquela sunga, rsrsrs.


Não preciso nem dizer que as horas gastas nas academias tiram muito do tempo de relacionamento com Deus. Espero ter contribuído para o debate sobre esse tema que considero importante para casais cristãos que vivem neste mundo hedonista em que vivemos. Concluo afirmando aos amigos o alerta dado pelo apóstolo Paulo em Romanos. “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:2). 

PS: Escrevi uma nova postagem (leia aqui) complementando o pensamento exposto neste texto, corrigindo alguns excessos que achei necessário aparar. 

{ 47 comentários... read them below or Comment }

  1. oi sou o Lucas...li seu texto e acho que temos que ser a diferença onde formos, isso de taxar a pratica de exercícios físicos em academia como "pecado", é rudimentos de uma fé débil e chega a ser legalismo, pois se alguém se acha alguma coisa por que pratica exercícios em uma academia e melhor que não faça mas não devemos se escandalizar e nem fazer de nossas fraquezas as dos outros é mesma coisa de dizer que crente não pode ser rico pq a riqueza corrompe muuuita gente...
    tenho uns irmãos em Cristo que vivem o evangelho genuíno e são personal trailer,que pregam o evangelho para seus alunos, inclusive um deles recebeu a mensagem do evangelho enquanto se exercitava
    mas como falei...se vc acha que fazer academia ira te corromper...passe até longe de uma academia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas...obgd pelo comentário...mas passei longe de dizer que fazer exercícios na academia é pecado...rsrsrsr...o pecado está na sensualidade e no desejo...mas se esse não é o seu caso tudo bem...parabéns por manter a santidade nesse local...acho que o exemplo do rico passa longe do que pretendi dizer, mas me perdoe por não ter sido claro o suficiente para fazer vc entender o que eu quis dizer...não duvido da fé de ninguém, mas acho que realmente algumas atividades não fazem bem para o cristão pelo ambiente em que são obrigados a conviver...mas se o Espírito Santo não incomodou essa pessoa ela deve continuar fazendo em paz, afinal o que não provém da fé é pecado...mais um detalhe, não disse que "fazer" academia vai me corromper, mas passo longe de academia mesmo porque procuro fugir da aparência do mal, mas se precisar entrar, entro na paz, porque sou livre em Cristo...Fica na paz meu irmão e que o Senhor te abençoe...

      Excluir
    2. Então vai la super herói cuidado pra não cobiçar a mulher dos outros

      Excluir
  2. muitíssimo bem colocado esse assunto, parabéns! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Não , agente tem que ser DIFERENÇA !
    ñ concordo , poiis a maioriia vai por vaiidade !
    && . . Vaidade é Pecado :3
    , Imagine um ex: Uma irmã de legg, com um shorts, ou macacão ? #nemdá!
    Os irmãos, se Olhando no espelho pensando em ficar malhado ? MISERICÓDIA :O
    Não concordo, mais cada um com sua Opinião ;)

    ResponderExcluir
  4. Isso é o que faz o liberalismo, ela é inimiga do Cristianismo e cada vez é mais comum as pessoas andarem semi-nuas e cultuarem o corpo e os objetos materiais, isso é algo extremamente comum em um país que perde cada vez mais devotos, também não me sinto bem em uma academia onde os gays ficam se enxergando e se paquerando descaradamente, onde mulheres e homens chegam a fazer pose na frente do espelho, meu Deus por quê tanto culto? Se o tempo vai se encarregar de "envelhecer" esse corpo, esse corpo belo e bonito hoje não será mais que uma leva de pele caída amanhã, mas os ateus são assim mesmo. Eu me preocupo com o Brasil descrente do futuro, cada vez mais os cristãos são minoria e vistos como loucos anormais, se a pessoa ainda é virgem aos vinte anos ou não vai à festas ela é anormal, ela é lunática, etc. Por isso precisamos de uma reeducação na massa de modo a transmitir valores espirituais, como dizem sempre: Menos BBB e mais vigília. Abraços,
    Teu blog é bastante esclarecedor, também estou em dúvida se devo continuar fazendo musculação, as vezes eu penso que uma simples corrida já estaria de bom tamanho, eu não ficaria tão exposto à tentação da carne, e como eu vivo mais no interior, é difícil ver "corpos esculpidos " pela mão do Diabo por lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Fomos esculpidos pelas mãos de Deus.
      Porém, depois de ver/ouvir certas coisas posso tirar a conclusão de que certas línguas e pensamentos (em forma de cabresto) tenham sido confeccionados pelo diabo.

      Excluir
  5. Temos que ser sal da Terra e luz do Mundo... Quem tem visão espiritual discerne as coisas espiritualmente, agora que tem visão carnal não irá compreender.... Vamos a pergunta: será que Jesus iria fazer academia? Acho que não....Se somos seguidores do mestre, então temos que fazer o que o mestre faria.... esse é o certo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não me lembro de boatos de Jesus fazendo tal coisa semelhante.
      Mas já que está com tamanha ambição a ponto de querer ser igual a Jesus, (pois imagem e semelhança de Deus já somo), boa sorte para ser cruxificado (a).

      Excluir
    2. Nossa quanta religiosidade vcs sabiam que isso e pecado tambem Jesus esse mestre amou primeiro as prostitutas e os demais se vcs sao a diferenca ento faça a diferença nao criticando mas amando uns aos outros DEUS nao te ama mais por isso o por aquilo Deus simplismente te ama venha como estas e nunca ele te lançará fora faça academia caminhada pedala faça o que for aquele que habita em vc e mais forte que o que habita no mundo entao se vc provou do verdadeiro amor de Deus nada pode te afastar dele por isso parem de tnt religiosidade e ame a tds verdadeiramente amem servos de Deus um Deus vivo.

      Excluir
    3. Os copiadores também não deveriam comer alimentos desnecessários e exagerados, doces, etc. Sucos também. Deus criou a fruta, o liquidificador foi a inteligência que Deus deu ao homem. A internet, telefone, carro, meio de transporte também. Pelo visto, o nosso Exemplo anda muito a pé, subia montes e era um exemplo saudável e perfeito. Há inúmeros profissionais de educação física massa pura, sem fermento, sabe o que significa? Sem visão maldosa. Faça como Paulo, vão em busca dos que precisam conhecer a Verdade, o que importa realmente, se houver AMOR, haverá respeito, haverá bondade, haverá empatia, haverá o Espírito.

      Excluir
  6. Tinha uma grande dúvida em relação a esses pontos.
    Realmente deve ser preservado o relacionamento com o espírito santo. Antes de tudo temos lembrar que o corpo ele a casa do espírito santo. Boa alimentação. Pratica de atividades físicas constantes. Nao de exercício físico. Mas como condições hoje temos que ter algumas circunstâncias. Você vai fazer exercícios ao ao livre em uma cidade grande ? Tera tempo de ir ao parque toda vez que desejar fazer atividades? Esteira e bicicleta em um apartamento de 46 metros quadrados nem pensar.
    Claro a academia e um local comum onde pessoas do tipo contuador do corpo vai para se expor. Nas devemos lembrar que na podemos ter olhos para ninguém fora nossa mulher ou homen. E como na academia vamos encontrar esses tipos de pessoas na rua no trabalho na escola. Sempre teremos guerras. Cabe a nos saber o que olhar e o que apreciar.
    em questão da vestimenta, cada um sabe como se vestir, e a pessoa nao precisa estar de leg ou de shorts ou camiseta regata para fazer exercícios. Existe calça para esporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela exposição...ponto de vista interessante...

      Excluir
  7. antes de tudo , devemos ter cautela como o senhor jesus disse , e nao posso dizer que tudo eu posso , como paulo diz nem todas as coisas sao licitas , mas a questao pode ser mais bem estudada e analisada , porque tem muitos cristaos professores de academia e pessoas que cuidam da saude de verdade, meu conselho que tenho e buscar do senhor uma direçao amem Deus abençoe a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade,.....concordo com vc!!!!!
      Fique na paz do senhor, e que ele nos de sempre a direçao do seguir.

      Excluir
    2. Eu discordo pelo simples fato de entender que o que molda a santidade de uma pessoa é o seu próprio comportamento. Se não houvesse casos de adultério, fornicação, safadezas em geral dentro da igreja eu até poderia concordar que é o ambiente que nos influencia, mas infelizmente não é. Cada pessoa sendo cristã e conhecendo o que é ter comunhão com Deus saberá se comportar de forma coerente com a palavra em qualquer lugar, isso é ser lovre em Cristo. Não acho certo a "igreja" levantar esse tipo de discussão ou colocação de opinião de forma vazia pois Colossenses 2 nos resguarda acerca dessas colocações. E qual o problema de ter um corpo bonito? Por acaso Deus é injusto? Ele criou a beleza e ser bonito não é pecado. O que seria uma roupa certa se dentro da igreja já vi diversos casos de pastores, irmãos e irmãs casados que cometeram e cometem adultério, mas usam seu disfarce de santidade por meio de suas vestimentas e seu discurso quase que profissional da fé cristã? Nosso dever nesse mundo é cumprir o ide e não ficar levantando discussões um tanto quanto de cunho pessoal entre os nossos irmãos apenas com o objetivo de julgar sua conduta. Falar do amor de Cristo de do seu perdão não condiz com um comprtamente pedante comum a alguns cristãos que se julgam donos da verdade e queridinhos de Jesus. Isso não existe meus caros, todos estamos sujeitos a cair e precisamos todos os dias nos policiar para que isso não aconteça. Porém ficar levantando discussões polêmicas sobre o que é certo e errado para a vida cristã é perda de tempo. Ler a Bíblia e ter dicernimento da palavra já é o suficiente.

      Excluir
  8. Sou cristão e estou apavarado com tanto fanatismo religioso. Graças à Deus que eu sirvo à Jesus e não a religião. Até meus pastores frequentam academia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo anônimo, não precisa ficar apavorado, foi apenas uma opinião que expressei, com algum exagero advindo do generalismo, naquele momento. Mas certamente está longe de caracterizar fanatismo religioso. Boa ginástica para você e seus pastores...

      Excluir
    2. E essa ironia aí no final, irmão? Acho que você precisa trabalhar sua língua e exercitar o amor.

      Excluir
    3. Tbm fiquei pasma com tanta falta de leitura bíblica e discernimento espiritual.
      Como se nos Templos de Adoração tbm não tivesse pessoas se mostrando, olhando para o marido/mulher do outro.

      Excluir
    4. Concordo tbm amada!! Acho que ele foi traído pela mulher numa academia kkkkkkkkkk

      Excluir
  9. "Mas para quê frequentar uma academia? As academias hoje são verdadeiros pit-stops para encontros fortuitos e oferta de sexo casual. São templos dedicados à sensualidade onde os “devotos” dedicam-se a esculpir o corpo para estimular o desejo e a cobiça da carne. Nesse local, os frequentadores fiéis são adoradores da carne e dos prazeres que ela proporciona. Até a energia de sensualidade que paira nesse local é contaminante. Os olhos, como ímãs, são atraídos para partes seminuas de corpos trabalhados e esculpidos para o desejo alheio. Apesar do tom crítico, tento nessa minha explanação não ser legalista ou buscar impor regras e costumes."
    Com esse pensamento, muito daquele que chama de irmãos morreram por problemas associados ao sedentarismo e afins. Tantos lugares piores são "pit-stops" de encontro fortuitos. isso é uma bobagem. Carissimos cuidem de vossos corpos, pois uma mente forte em um corpo fraco não atuará em sintonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo anônimo, concordo totalmente com você sobre cuidar dos corpos. Como sugeri no texto, caminhar, correr ou andar de bicicleta, patins, slackline, ou sei lá o que faz você cuidar do seu corpo sem precisar estar num ambiente de academia...

      Excluir
    2. Se fosse assim Jesus não teria entrado em casa de pecadores e passado por Samaria.

      Excluir
  10. Vocês não irem onde tem pecado é exatamente se calar diante do mal...Jesus veio ao mundo para ficar no meio dos pecadores, pois são esses quem mais precisam de Deus... vocês devem ir onde estão as trevas para levar a luz, não ir as trevas e se embebedar por elas...Aquele que se deixa levar por influencias externas tem o espirito fraco e precisa mais se aproximar de Deus! Leia a bíblia sozinho, dentro do seu quarto com a porta fechada, e peça a Deus que lhe ilumine e de entendimento! Eu pratico musculação a 8 anos, e isso nunca me proibiu de estar com Deus, ate mesmo dentro da academia....

    'EU NÃO SIGO NINGUÉM, SOMENTE SIGO A DEUS
    ELE É MINHA BASE, ALICERCE, QUEM ME REERGUEU
    ELE É O MEU AR DE FORÇA PRA MAIS UMA REPETIÇÃO
    É QUEM ME ERGUE PARA CIMA, FORÇA DE EXPLOSÃO"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávio, obrigado pelo comentário, mas discordo de partes do que tu afirmaste. Primeiro, Jesus não veio ao mundo para "ficar" no meio dos pecadores...ele veio resgatar os pecadores por meio do seu sacrifício vivo...pecadores eram todos, inclusive os religiosos daquela época...agora sobre o seu conselho de não seguir ninguém e ler a Bíblia sozinho, acho que não foi assim que os apóstolos ensinaram...precisamos nos submeter uns aos outros, às autoridades e lideranças espirituais, por temor a Cristo...esse tipo de discurso cabe bem para os desigrejados que renegam a Bíblia...nós precisamos estar sujeitos a uma autoridades espiritual em obediência, como o apóstolo Paulo ensinou em Efésios, assim como o autor de Hebreus....

      Excluir
    2. Então,E quem seriam essas autoridades espirituais? Eu realmente não participo de nenhuma religião, mas eu tenho uma fé, na minha fé o Deus é de bondade e ele não me obriga nem me condena por não ama-lo mas ele me da motivos, ele me mostra o por que; Na minha fé Deus esta no coração guiando cada escolha, e é por isso que se as escolhas são feitas pelo coração não posso escolher errado, e é só procura-lo perguntar pra si mesmo e ele vai te responder, e é por isso que eu acredito no coração, foi meu presente de Deus, a religião nada mais é do que algo criado pelo homem, e perante a Deus todos os homens são iguais e é por isso que eu duvido daquele que diz saber mais, se eu busco a Deus e ele me responde, como posso estar errado? Como posso acreditar na fé de outra pessoa se Deus me criou unico? como posso deixar outra pessoa dizer o que eu devo pensar, alguns vão dizer que ele o padre ou o pastor ou quem seja estudou pra isso, mas não se estuda pra amar nem ter fé, Deus criou todo homem igual, e é por isso que minha religião é o que Deus escreve no meu coração, pois lá só ele toca. E alem do mais,aproveitado o termo Desigrejados, Deus não esta na igreja:

      Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens.

      O céu é o meu trono,e a terra o estrado dos meus pés.Que casa me edificareis? diz o Senhor,Ou qual é o lugar do meu repouso?
      Atos 7:48,49

      Excluir
  11. Ame uns aos outros e parem de criticarem ou ter inveja querendo controlar a vida de alguém ou algum irmão. Algumas pessoas pensam q sabem tudo sobre a palavra,mas na verdade ficam reformulando idéias sobre. Sou personal trainer,proprietário de uma academia,treino muito meu corpo,amo esse esporte eu n vou ser hipócrita, mas em verdade eu digo a vcs q amo mais a Cristo e suas palavras do que tudo isso. Então exercite primeiramente e primordialmente o seu espírito na palavra do Senhor, depois vcs fazem as coisas q te faz bem contanto q não afetem seu relacionamento com nosso Senhor Jesus Cristo,abrem os olhos pra coisas maiores que estão debaixo de seus narizes .

    ResponderExcluir
  12. Gostei mto da sua posição... nao mim sinto mal nesse ambiente.. mudei de horario, onde so praticam mulheres.. faço com orientação médica e nao acho ki mim afastei de Deus..
    Acho tambem , que usar para esculpir o corpo isso é pecado vaidade.. obg pela sua posição.. consegui esclarecer algumas duvidas




    ResponderExcluir
  13. Olá amigos, desde criança eu sempre gostei de esportes e atividade física, de uns anos para cá me dediquei mais na academia e estou obtendo ótimos resultados quanto ao controle do meu peso, colesterol e ganhando um corpo que me agrada, sem gorduras localizadas em excesso, músculos mais rijos, também aprendi a controlar a alimentação com a dieta da malhação, pois vi que realmente me traz resultados. Mas, ultimamente vinha me questionando se estou passando da medida por querer sempre aumentar peso, correr, lutar kkkkk e se isso seria só vaidade, vim pesquisar e cheguei até aqui. Graças a Deus meu pastor também gosta de atividade física, assim, somos motivados a nos cuidar, mas será que estou passando da medida? O que pretendo fazer com esse corpo atraente que está se formando? me exibir? para quem? esconder dentro das roupas? ou expor a definição em roupas apertadas? Acho que essa é a grande reflexão que o tema deve levantar. Essa é uma estratégia de saúde que a ciência testifica, é fato, vai ocasionar vários benefícios, inclusive a melhora da aparência. Então, devemos avaliar com qual finalidade buscamos esses resultados. Deus está em todos os lugares, e em todos os corações, sondando, inclusive, de que forma eu uso meu corpo. Acredito que usar meu corpo para atrair meu companheiro não esteja errado. Caso contrário, para atrair todas as pessoas de um ambiente ou para se sentir superior, é um erro, muito fácil de ser cometido por maioria dos praticantes de academias, mas para outros, malhar é algo essencial, que até chamam de treinar (acho que quando se cria uma visão científica), que faz tão bem ao corpo e consequentemente favorece o espírito.
    Deus está comigo na academia também, e há de me proteger das tentações sexuais como poderia ocorrer em qualquer outro ambiente, inclusive nas igrejas. Sempre que vejo corpos moldados pela atividade física sendo usado como objeto sexual para o inimigo de nossas almas, concluo que: “1 João 5. 19: Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” Obrigada, cheguei a um consenso comigo mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo Adriana! Seu comentário pra mim foi o mais completo.Parabéns pelo seu posicionamento maduro.

      Excluir
  14. paulomacedo
    Meu amado e querido irmão agradeçõ ao DEUS UNICO E VERDADEIRO pela sua vida e por vc ter colocado piedosamente sobre esse assunto, concordo plenamente c vc meu irmão a academia infelizmente um local q usa como argumento a pratica de exercicio fisico e saude mas na verdade é um templo mundano para glorificar a carne a vaidade o orgulho e a soberba que ama SANTIDADE que ama DEUS NÃO SUPORTA ficar nesse ambiente que é abominavel aos olhos DEUS. É POSSIVEL FAZER DE UMA MANEIRA QUE NÃO PEQUE CONTRA DEUS

    ResponderExcluir
  15. PAULOMACEDO
    meu amado e piedoso irmão vamos lutar com armas Espirituais do NOSSO DEUS CONTRA JEZABEL,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engana-se vc achanado que Jezabel é um espírito de prostituição ou adultério.
      onde-se diz na Bíblia que ela traiu Acabeo ou influenciou alguém para trair seus maridos???
      Ela tentava calar a voz dos verdadeiros profetas, dos homens de Deus!!
      Leia mais a Bíblia antes de falar asneira.

      Excluir
  16. PAULOMACEDO

    QUEM É DE DEUS OUVE AS PALAVRAS DE DEUS ... JOÃO CAPITULO 8 VERSICULO 47

    ResponderExcluir
  17. PAULOMACEDO
    O GRANDE PROBLEMA AQUI MEU IRMÃO QUE MUITOS NÃO QUEREM LARGAR A ACDEMIA POR CAUSA DA IDOLATRIA QUE ESTÃO EM SEUS CORAÇÕES

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus porque não vão se preocupar em pregar o evangelho? quantas almas sedentas precisando de Cristo e vocês preocupados em causar polemica com assuntos desnecessários rs'
    Só por Deus.
    Que Deus abençoe vocês!!

    ResponderExcluir
  19. Leiam em Tiago 4:4 .Vejam o que diz a palavra.

    ResponderExcluir
  20. Irmãos, que quer isso, tanta religiosidade. São esses legalismos fanáticos, que ainda muitas pessoas não aceitar à Jesus. Eu malho sim, e sou cristão de berço, á mais tempos que muitos ai. E os meus pastores malham tambem

    ResponderExcluir
  21. concordo com Fred muitos entra na academia com a desculpa da sua saúde mais é um coitado que tenta engana-se evangelho significa renuncia e nem todos estão desposto a isso

    ResponderExcluir
  22. concordo em termos pq se formos falar de ambiente nao poderemos frenquentar quase que lugar nenhum, eu faço faculdade e me deparo constantemente com pessoas semi-nuas todos os dias, o que fazer? sair da faculdade, seria um absurdo, o que falar da alimentaçao da maioria dos cristaos, fast food, coca-cola, industrializados entre tantas porcarias, sou contra o narcisismos, mas a consequencia de uma academia e um corpo bonito, assim como uma boa alimentaçao uma boa saude, a unica ressalva que vejo é se a vida com Deus esta ficando em segundo lugar ai deveria abandonar, caso contrario nao.

    ResponderExcluir
  23. Concordo plenamente irmão Fred.temos que fugir da aparência do mal nos desviar a não ir até ela. Estão criando uma geração pervesa de adoradores do diabo dentro das igrejas e São como lobos vestido a de ovelhas. É a pura verdade. Não existe pedacinho ou pecadao pecado só tem um preço é a morte. Vigiem e estudam as escrituras mais mais mais mais mais

    ResponderExcluir
  24. Excelente explanação!!!

    ResponderExcluir
  25. Concordo em partes. Vim parar neste artigo pois estou em duvida se é pecado uma serva do senhor ter um corpo com um pouco de definição muscular, tenho feito exercicio em casa claro,porém tenho muita facilidade em emagrecer e definir o corpo, quero ficar bonita para o meu marido não vejo pecado nisso, obviamente um corpo musculoso como vemos na tv aquelas mulheres bombadas não combina com uma mulher serva do senhor pois chamaria muita atenção. Mas uma pessoa da minha propria familia,a mulher só usa saia pra baixo do joelho e ainda participava do louvor da igreja cara de santa e foi descoberto que estava traindo o marido com um rapaz de dentro da propria igreja e o pior engravidou dele, foi um escandalo, ai te pergunto o que define uma pessoa serva de Deus as roupas apenas?

    ResponderExcluir

Não deixe passar em branco

seguir pelo e-mail

críticas

populares

curtidas

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © adora manaus -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...