Posted by : Fred Novaes segunda-feira, 3 de junho de 2013


Pensei muito antes de fazer esta postagem. Não gosto de tomar lugar entre apedrejadores. Nem de cuspir no prato que comi, como diz o adágio popular. Mas não posso omitir de meus leitores (talvez uma ou duas pessoas) a minha experiência com o a seita espírita do Santo Daime, com a qual estive umbilicalmente ligado dos meus 19 aos 28 anos, se não me falha a memória. Minha relutância em falar desta experiência residia no fato de ainda ter amigos visceralmente ligados a essa organização religiosa. Minha intenção aqui não é constrangê-los e nem criar algum tipo de embaraço.

Mas não posso me omitir sobre essa experiência, com a qual não tenho mais nenhum tipo de vínculo. É meu dever de homem resgatado das trevas para a luz. O chamado Santo Daime, como todas as doutrinas espíritas, não pode ser identificado como uma religião cristã. É uma seita ou doutrina, como gostam de dizer, conceitualmente herética. Não tenho dúvida de afirmar que o Jesus que ela cita, como um coadjuvante entre um panteão de divindades e seres espirituais, não é o Cristo bíblico, filho de Deus, único senhor da humanidade, por quem a graça do Espírito Santo foi concedida a todos os seus filhos, a partir do sacrifício expiatório na cruz.

É meu dever de cristão falar isso a todos que seguem esse caminho. Faz parte do meu ide. Sei que, quando entreguei minha vida para Jesus, toda condenação e escrita de dívida foram dissipados na graça derramada pelo sangue de Cristo na cruz. Mas não posso deixar de jogar luz sobre o meu passado nas trevas. "Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso. Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas". (Efésios 5:11-13)

A intenção desta postagem é esclarecer aos desavisados que, como eu, foram levados ao engano por uma cultura popular que se diz cristã, mas que está longe de cumprir aquilo que Jesus nos deixou de ensino e manifestação de poder, testemunhados na Bíblia por apóstolos (de verdade, não esses fakes de hoje) que caminharam com ele na terra.

Meu parâmetro para conhecer Jesus é a Bíblia. Não adianta falar de um Jesus cósmico, no astral ou qualquer outro blá,blá, blá esotérico. A Bíblia não é lugar para o cristo ecumênico de algumas seitas que não o consideram como único caminho para a salvação, 100% homem e 100% Deus, uma das três pessoas da trindade do único Deus, que concedeu a graça da vida eterna a todos os homens por meio do sacrifício expiatório na cruz, há aproximadamente 2.000 anos. Alguns pontos em particular mostram o equívoco teológico dessa doutrina nascida na floresta por um ex-soldado da borracha, que disseminou sua cultura xamânica a partir do Acre, possivelmente bem intencionado. Mas, como o dito popular esclarece, "de boas intenções o inferno está cheio". Vamos a eles:

ORIGEM:
Segundo relatos de contemporâneos do fundador da "doutrina", Raimundo Irineu "recebeu" o ensino da "Rainha Universal", identificada como "Clara" que lhe apareceu durante uma miração (alteração na consciência que acomete os iniciados na ayahuasca), sentada no centro da lua, com uma águia na cabeça. Entidade que depois ele identificou como a "própria" "Nossa Senhora da Conceição". Dela, recebeu o título de Chefe Império Juramidam, entidade que atualmente domina o chamado astral do Daime e que os adeptos consideram como o Cristo da Nova Era, com um novo nome para marcar essa passagem...

REFUTAÇÃO:
Não é preciso muito esforço para enxergar um monte de heresias nessa história. Lamento o fato de muitos não conhecerem a Bíblia e o Jesus verdadeiro, o que veio e irá voltar. O Jesus que não fica por aí pelo "astral" aparecendo e baixando em homens, alguns até bem intencionados, mas que desconhecem quem é o Cristo e sua obra no plano de Deus. Quando o verdadeiro e único Jesus voltar, todo joelho se dobrará e toda língua confessará em arrependimento. Isso não é história da carochinha. "Porque está escrito: " ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ ". (Romanos 14:11).

NOVO EVANGELHO PARA UMA NOVA ERA:
Os adeptos do Daime acreditam que os hinários recebidos do "astral" são complementos dos Evangelhos de Jesus. Esses hinários são recebidos após a ingestão da bebida e trazem correção, conforto e ensinos da "Mãe Santíssima", de "Jesus", de "Juramidam" e de outras entidades do astral. Eles anunciariam uma "Nova Era".

No site santodaime.com copilei a seguinte heresia:  "O Velho Testamento é a história do povo de Deus. O Novo Testamento é a História de Deus. E os Hinários são a Nova Era, a bem-aventurança prometida por Deus. O Velho Testamento é o Tempo do Pai. O Novo Testamento, o Tempo do Filho e os Hinários, o Tempo da Mãe. É o segredo da Santíssima Trindade: Pai, Mãe e Filho, unidos pelo Espírito Santo. É a base da Doutrina, a Sagrada Família. Portanto, precisamos ter certeza de que estamos na Era de Deus-Mãe".

REFUTAÇÃO:
Em primeiro lugar, a Bíblia é um livro fechado, o cânon bíblico está completo, de Gênesis a Apocalipse. Os livros inspirados, como expressão da Palavra de Deus, que formam o cânon bíblico original, como regra de fé e doutrina, são 39 do Antigo Testamento, e 27 do Novo Testamento, totalizando os 66 livros canônicos, que, como verdades infalíveis e eternas, possuem autoridade final. Eles foram a "única" fonte do conhecimento de Cristo e da Trindade formada pelo Pai, Filho e Espírito Santo. A mãe nunca entrou nessa história. É influência da Igreja Católica para agregar cultos pagãos em determinado momento histórico.

A palavra inspirada de Deus é clara sobre todas as invencionices das seitas: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro". (Apocalipse 22:18-19)

CONCLUSÃO
O ecumenismo é um câncer no verdadeiro cristianismo. O liberalismo teológico das seitas que tentam moldar Jesus aos seus usos e costumes é um fenômeno que encontra abrigo até mesmo entre os cristãos evangélicos. Os maiores inimigos do cristianismo usam o nome de Jesus de acordo com suas interpretações pessoais. Nesse caldeirão esotérico de seitas como o Santo Daime, Jesus é apenas uma entidade entre dezenas de divindades indígenas e afrobrasileiras. A seita conseguiu o feito de misturar cristianismo, com umbanda, culto de caboquinhos indígenas, cultura xamânica dos ameríndios e a milenar cultura hindu. O resultado é uma salada indigesta que precisa de investigação mais ampla sobre sua verdadeira origem e intenção.

Termino com a sabedoria de Paulo que, por inspiração do Espírito Santo, já prenunciava todo tipo de heresia que seria criada com o nome de Jesus. Não esquecendo que o surgimento deste tipo de fenômeno é mais uma prova que está próxima a segunda vinda de Cristo.

"Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado! Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo. Irmãos, quero que saibam que o evangelho por mim anunciado não é de origem humana. Não o recebi de pessoa alguma nem me foi ele ensinado; pelo contrário, eu o recebi de Jesus Cristo por revelação". (Gálatas 1:6-12)





{ 5 comentários... read them below or Comment }

  1. Deus abençoe o irmão, bela postagem...........

    ResponderExcluir
  2. Postagem muito boa que Deus continue te inspirando

    ResponderExcluir
  3. rapaz...justamente por termos amigos "visceralmente ligados a essa organização religiosa" como dizes (e é verdade), espero que eles entendam a tua posição. corajoso esse post, hein fred. mas também, um homem de Deus não se intimida a toa, pois não? ;)

    ResponderExcluir
  4. Deus ja estava presente antes da biblia e nao termina nela.
    É claro que a religioes cega e manipula a humanidade, seja ela a religiao nascida grega , romana, indu, amazonica ou qulquer que seja sua natureza. Cabe a cada um de nois se libertar e conviver em paz no respeito.
    Nao sera o indio em sua simples e real natureza filho de Deus? Por nao conhecer o filho do criador com o nome de Jesus?
    Na natural concepcao da vida que esta no homem e na mulher, Pai, filho, mae e o espirito presente na luz ate o ar. Isso é paganismo, pecado.
    Reconhecer Deus sem os nomes e os contextos biblicos já fazem de mim um pecador.
    Negar a todas as formas exotericas em que Deus se manifesta, negar toda o colorido e a musica da vida e resumir tudo em uma forma fechada .
    Quem fechou? Deus?
    Sim, tenho Mãe, tenho pai e sou filho, amo a natureza.
    Todas as promecas de Céu e inferno ja são em si formas de cultivar o medo.
    Nao creio neste Deus juiz que separa. Bom do ruim. Ceu e inferno.
    Se o novo testamento já esta escrito que o Pai ama e liberta a todos os filhos.
    Mesmo na minha ignorancia literaria ainda creio em dias melhores para mim e minha familia. Creio em mim e no meu coraçao que ama, nao é perfeito porem tem esperanca. Como este dia lindo de sol brilhante de hoje.
    Brainwash .
    Faço eu minha cabeça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas palavras Sid C. Branco,estou de acordo com um Deus que nao vive do medo do Ceu e Inferno.

      Excluir

Não deixe passar em branco

seguir pelo e-mail

críticas

populares

curtidas

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © adora manaus -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...