Posted by : Fred Novaes sexta-feira, 16 de março de 2012


Fui obrigado a alterar meu post de hoje em razão da prisão do ativista George Clonney, conhecido galã de Hollywood, mas que já algum tempo apóia a causa dos ativistas cristãos contra a barbárie no Sul do Sudão. Movimento que vem alcançando conquistas grandiosas graças à iniciativa de celebridades como Clonney (conhecido nos EUA como Sr.Sudão) que tem deixado de lado o artificialismo de sua posição de movie-star para arrregaçar as mangas em prol de um engajamento humanitário.

O ápice do ativismo cristão no Sudão culminou com a independência do Sudão do Sul (cristão), em junho do ano passado, graças a uma bem articulada pressão popular e religiosa nos Estados Unidos. Os cristãos no Sudão, com apoio de ativistas como Clonney, usaram sua rede de contatos para fazer os cristãos americanos saberem que os muçulmanos os estavam perseguindo e matando.

Segundo o professor Alexandre de Valle, doutor em geopolítica, professor de relações internacionais na Universidade de Metz, na França, e consultor do Parlamento Europeu sobre assuntos islâmicos, o genocídio de cristãos no Sudão normalmente é desprezado, principalmente no Brasil. Valle afirma que entre 1960 e 2000, dois milhões de cristãos foram assassinados no Sudão do Sul. Uma barbárie!

O ex-embaixador dos Estados Unidos na Nigéria, John Campbell, afirmou que as celebridades tornaram isso conhecido, a seu modo, para os cidadãos comuns, principalmente nos Estados Unidos. Com isso, muitos grupos evangélicos se articularam no apoio aos sudaneses do Sul. A partir dos anos 1990 com o envio sistemático de missionários ao Sudão do Sul, grupos religiosos passaram a construir escolas, hospitais e igrejas na região, onde boa parte da população ainda segue cultos africanos. Para o representante diplomático do Sudão do Sul nos Estados Unidos, Enoch Awejok, a atuação de celebridades como Clooney foi fundamental para o processo de pacificação do país, a partir da divulgação do genocídio de cristãos. "Sem George Clooney e as igrejas, o CPA (o acordo de paz firmado em 2005) não teria ocorrido", diz.



O Sudão é maior país africano, com 2.505,810 km2, nos quais habitam cerca de
34,5 milhões de pessoas (segundo estimativa de 1999), sendo aproximadamente oito milhões de não-muçulmanos. Em meados do Século passado, foram acentuadas as diferenças sociais e geográficas já existentes entre o norte, maioritariamente árabe e muçulmano, e o sul do território, negro e de tradição cristã.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o governo de Cartum (capital do país) foi sempre olhado com grande desconfiança pela comunidade internacional por ser um defensor do islamismo mundial e por pretender transportar para o exterior a sua ideologia fundamentalista. Relativamente aos aliados do regime islâmico sudanês, são conhecidas as ligações entre Cartum e outros governos islâmicos fundamentalistas e acusados de atos terroristas como a Líbia, o Irã e o Iraque. O presidente Bashir foi condenado por crimes de guerra (se tornando único condenado por esse crime ainda em exercício como chefe de Estado).

Mas o leitor deste post deve estar se perguntando o por que de Clonney ter sido preso? Ele foi detido em Washington, durante uma manifestação frente à embaixada do Sudão para protestar contra os crimes de guerra ainda cometidos, segundo ele, por Cartum no sul do país. O pai do ator, Nick, também foi preso.


No momento em que foi preso, por pisar no jardim da embaixada sudanesa, Clonney explicou sua manifestação: “Estamos aqui para pedir duas coisas simples. A primeira questão é uma coisa imediata. Precisamos que o envio de ajuda humanitária seja permitido para Sudão antes que isso se torne a pior crise humanitária do mundo. A segunda coisa é que o governo de Cartum pare imediatamente de matar aleatoriamente seus próprios homens, mulheres e crianças inocentes. Que para de estuprá-los e fazê-los passar fome. Isso é tudo que pedimos”.

Para concluir, uma palavra que representa o simbolismo da prisão voluntária deste galã de Hollywood: “E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos”. Atos 16:26

{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. PAZ!

    Seguindo este Blog pelo Prossigo para o Alvo...

    Faça-nos uma visita quando possível em http://prossigo.blogspot.com

    Em Cristo,

    Robson Silva

    ResponderExcluir

Não deixe passar em branco

seguir pelo e-mail

críticas

populares

curtidas

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © adora manaus -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...