Lucas Souza Banda, DVDzão


Hoje trago a dica de um ministério de louvor que está lançando o primeiro DVD, mas já tem um bom tempo de estrada na adoração com uma pegada rock moderna e muito antenada com o que é feito atualmente no mundo. Em processo de franco de amadurecimento, confirmado em cinco CDs de altíssima qualidade, a Lucas Souza Banda é um ministério que merece uma audição mais apurada dos adoradores que apreciam adoração com esse tipo de pegada.

Confesso que ainda não pude escutar, à exceção das faixas que o próprio Lucas disponibilizou em seu blog e na fanpage do ministério, o DVD Revolução de Jesus, gravado no dia 2 de dezembro do ano passado, no Estado do Espírito Santo, mas atualmente disponível para compra no site do grupo ou da gravadora . Para início de conversa, ofereço o vídeo da música Estrela da Manhã que o Lucas disponibilizou para a galera que curte o som da banda. Muito show e mt bem produzido, confiram!



O álbum e DVD “Revolução de Jesus” foi mixado por Jeremy Edwardson (produtor de todos os discos do Jesus Culture, Jake Hamilton, dentre outros) e masterizado por Troy Glessner. Representa o amadurecimento iniciado no álbum Cidade do Amor, lançado em 2009, que foi masterizado no estúdio britânico Abbey Road (famoso pelas gravações dos Beatles), pelas mãos de Geoff Pesche. Esse álbum, por sinal, é fantástico, com todas as faixas maravilhosas.

Para degustação, ofereço uma das faixas desse disco que considero rico e diverso. A canção escolhida foi “O lar”, num climão bem rock pulsante, com uma guitarrinha bem trabalhada e o teclado segurando bem no fundo. O trabalho de baixo também é muito bom, num groove bem dançante. O encaixe da música foi perfeito, mostrando a qualidade da gravação e da produção.




A trajetória de Lucas Souza foi iniciada com o álbum “Capturado”, de 2004, que teve a participação de Heloísa Rosa nos vocais (se formos contar todas as participações da Heloísa em CDs vamos precisar de um novo post). O disco é focado em baladas de adoração, com predominância dos violões embalando as canções. Musicalmente acrescenta pouco ao cenário musical gospel da época, mas já traz o estilo de Lucas com letras na linha prosa poética, numa abordagem menos direta em relação ao padrão dos louvores de adoração.


O segundo disco foi o Caminho da Revolução que prenunciou a guinada na carreira do ministério, mas ainda predominante nas baladas de adoração. O violão ainda é marcante neste álbum, mas o teclado e os arranjos começam a falar mais forte, num andamento mais carregado. Esse disco traz clássicos do repertório do ministério como os louvores “Como um rio”, estrela da manhã, e “Grande é o nome do Senhor”.


Doxologia é o terceiro CD, gravado ao vivo, numa capa belíssima que retrata bem o espírito da musicalidade da Lucas Souza Banda. Algo meio fim de tarde de outono, bem rock inglês. É um disco menos autoral, com vários hinos clássicos do repertório cristão nacional, tocados naquele climão da banda. Muito bom! Destaque para “Fonte és Tu de toda bênção”, “Antífona” e “Santo, Santo, Santo”.


O quarto álbum é o já citado Cidade do Amor, para mim o melhor e mais bem acabado da rica discografia do ministério. Todas as músicas são muito boas, mas destaco Cidade Acesa, o mundo viu a sua luz, eu só penso em você, o lar, quebra e refaz e eu quero ir.


Todos juntos por você é o quinto CD, também gravado ao vivo, dessa vez mescalando músicas novas, com outras dos discos anteriores como estrela da manhã, o mundo viu sua luz e um medely na última faixa. O destaque é o já clássico Grande é o nosso Deus e Isaías 9, com a participação de Rodolfo Abrantes. Juliano Son, do Ministério Livres para Adorar e a PalavraAntiga. Uma curiosidade é que a faixa título foi composta por Lucas com a ajuda dos fãs que colaboraram pelo blog e pelo twitter.

Para finalizar mais uma faixa do Cidade do amor, a canção o amor dobra os meus joelhos. Curtam!